domingo, 25 de outubro de 2009

1ª semana


A primeira semana passou a correr!
No 2º dia já tive direito a farda de enfermeira, apesar de ter que trabalhar (e ganhar) como health care assistant enquanto não vier o meu PIN do Nursing and Midwifery Council (NMC). Dizem que demora 3 meses, se estiver tudo em ordem. Espero que esteja! E também estou à espera que o Criminal Record Bureau entregue o meu registo criminal de cá :p enquanto não vier, não posso prestar cuidados aos doentes (teoricamente). Tanta papelada que andei a correr para tratar, quem me dera ter sabido antes, já tinha entregue mais este papel também antes de vir para cá...
Portanto, teoricamente, ainda não posso fazer NADA, só observar o trabalho das outras enfermeiras. Mas, felizmente, há umas que não são muito comichosas com isso, especialmente a I., que é a enfermeira que está a fazer a minha integração. Ela deixa-me ver sinais vitais, fazer alguns registos, ajudo a fazer camas, mobilizar doentes, etc. Mas apanhei outra, uma escocesa com um sotaque super engraçado, que é super comichosa. Nesse dia passei umas 5 horas a ler papelada e a correr atrás dela só a ver. Grandessísima seca!
Como ainda sou supranumerária, não conto como prestadora de cuidados e o meu horário é feito semanalmente. Outra seca.
O autocarro que passa aqui leva-me muito tarde para o hospital nos dias em que faço manhã, pelo que o hospital colocou um táxi à minha disposição para esses turnos. Ainda não precisei porque a I. dá-me boleia, ela tem que passar nesta estrada de qualquer maneira, sorte a minha!
Nos primeiros dias, ía trocar de roupa ao vestiário e admirava-me de nunca encontrar ninguém, mas via casacos e roupa pendurada nos cabides. Mas eram só uns 5 ou 6 cabides... E pensava... "Bom, não estou no local errado porque o código abriu a porta...será que estou atrasada? Ou adiantada?" E depois lá descobri que só as pessoas do bloco e da cozinha mudam de roupa ali. O resto do pessoal tem carro e vai fardado para o serviço. As coisas que eu ando a aprender...
Os pacientes, ou melhor, clientes, são muito simpáticos e dizem que o meu inglês é excelente (que queridos lol) ê ainda não houve nenhum que não tivesse ido ou prestes a ir ao "Allgarve". Apesar de haver um acordo com o NHS, a maioria são clientes de seguradoras ou que pagam a totalidade. O hospital funciona como um hotel. Eles têm reserva do quarto para x noites, com menu com vários pratos à escolha. Quartos privativos, com casa de banho e amostrinhas de champô, amaciador, creme para o corpo, ect tal como nos hotéis. Aqui não faltam toalhas, lençóis ou almofadas como nos hospitais em que trabalhei em Portugal. Têm também à disposição  lenços de papel e toalhetes. Os jarros de água (com gelo) são trocados várias vezes por dia e os tabuleiros são de um autêntico room service.
Resumindo, as condições são excelentes. É um hotel em que se fazem cirurgias.

E estou a gostar bastante. Há coisas que me ainda atrapalho a dizer aos doentes, por serem coisas novas e numa língua que não é a minha, mas com o tempo chego lá. As colegas são muito simpáticas (tirando a escocesa, mas já ouvi dizer que ela assusta as enfermeiras das agências que vão para lá). Não tive contacto nenhum com os cirurgiões, que não são chamados de Dr mas de Mr, coisa que estranhei bastante. Mas o pessoal do hospital é todo muito simpático: no refeitório, na recepção, no bloco. Sinto-me bem, acredito que em breve estarei perfeitamente ambientada às maneiras dos bifes.
E vou começar, como a I., a dizer que tudo é "lovely"!
Beijinhos e bom fim de semana!

Sem comentários: