terça-feira, 27 de outubro de 2009

NHS, simples e barato!

Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei cá foi inscrever-me numa clínica do National Health Service, a conselho da minha agência.
Simples e rápido. Cheguei lá e inscrevi-me, preenchendo um inquérito sobre o meu historial clínico. Passados uns dias, e apesar da greve dos correios, chegou cá a casa o meu cartão do NHS.
Hoje, como estava de folga, decidi tirar o dia para ir ao banco, fazer umas compras para levar comida para o trabalho e passei pela clínica para saber como era para pedir medicamentos. Não, não é nada do que estão a pensar. O meu medicamento para a profilaxia da enxaqueca está a terminar.
Fiquei a saber que o meu médico começava as consultas daí a hora e meia, pelo que fui dar uma voltita. Quando chegou a hora, já havia pessoas à espera, mesmo assim só esperei uns 15 minutos pela minha vez. O médico fez-me umas perguntas sobre o meu historial, verificou que o medicamento que eu tomo cá no UK se vende sem prescrição (over the counter) e reencaminhou-me para a farmácia com uma prescrição doutro similar. Saí (sem ter que pagar nem assinar nada) e fui à farmácia onde assinei a prescrição, paguei uma taxa de 7,20 libras (o medicamento em Portugal custava 21 euros e tal, por caixa) por 2 caixas e voltei para casa.
Simples, não?

Sem comentários: